Friday 8 July 2011

Afinal sou menos novo do que se diz por ai'

Coaching

No total, 16 colegas e amigos responderam aos questionários de feed-back.

Em suma, vários pontos possíveis de melhorar, respondendo ao objectivo do exercício.

Mas sobretudo, sentir que os meus seis amigos me teem numa conta muito mais elevada do que eu poderia supor. Tenho ate' receio de não corresponder, ou de não vir a responder, como eles claramente merecem.

Como diz o Gon, vou dar o meu melhor.

Thursday 7 July 2011

Calculo rapido

Assim por alto, os participantes neste curso investiram, no conjunto, um milhão e seiscentos mil euro.

Subarctic Survival Situation

Entre os 54 participantes, este vosso amigo fez as melhores escolhas, e seria aquele que mais hipóteses teria de sobreviver numa situação de emergência algures no sub-circulo polar ártico :-) .
Vantagens de ser escuteiro.
Claro que saber que perto do ártico tenho hipóteses de me safar melhor que outros, não sei bem em que e' que me ajuda.... :-)

Teoria da decisao

Apontamento para recordar: Eliminar do processo de decisão a noção de que estamos a controlar um sistema que na pratica apenas depende da sorte....

Wednesday 6 July 2011

early morning news

dos resultados da sessão das 7 da manha no wellness centre, ficam alguns dados embaraçosos:

- 38 abdominais num minuto
- 18 flexões de braços

Safou-me uma tensão arterial de 8/12, e tocar (ainda :-)) com facilidade com as palmas das mãos no chão no exercício de flexibilidade.

Peso? 69, what else? :-)

E ainda vamos no inicio...

Das sessões de ontem e de hoje, considero o António Fatás um professor brilhante. agarrou 50 pessoas das mais variadas areas de negocio e funções ao tema aparentemente árido de Macro Economia.

Contributo para confirmar que devemos sempre tomar conta de nós próprios

Monday 4 July 2011

Insead (I)

Promete !!! :-)

Ja' deu para perceber que o ritmo vai ser acelerado. Fitting para todo o grupo logo pela manha, antes do começo da parte "oficial" do programa, que e' para não deixar duvidas que o percurso e' mesmo abrangente.

Os participantes são, com esperado, experientes. Todos teem responsabilidades regionais/continente ou globais. Idades entre os 38 e os 51. Sempre mais de 15 board das empresas. Veem do Japão, da África do Sul, da Austrália e Nova Zelândia, do Brasil. Ha' um coronel da Força Aérea Saudita, uma política da Suécia. Quem venha do México, dos States, da Índia, do Paquistão, e claro, de vários lados da "velha Europa". O local onde trabalham, como e' o meu caso, pouco tem a ver com a nacionalidade. Mas mesmo assim ainda há muitos nacionais a trabalhar do seu pais de origem.
Gostei de ver a cara do francês de Lyon quando, em conversa amena ao jantar, a holandesa que e' um alto cargo em organismo oficial, lhe disse preto no branco, 'a boa maneira dos países baixos, que não, não era casada, mas vivia há' 30 anos com uma mulher, a sua parceira (sic, traduzido).

Amanha começam os trabalhos de estratégia. Esta semana o programa também refere um dia intensivo de coaching pessoal sobre os defeitos que temos que melhorar. Vão-me valer os feed-backs dos meus amigos, que me devem conhecer todos muito bem e pela mesma cartilha, porque apontaram praticamente as mesmas virtudes e "defeitos", e a analise 360 dos colegas de trabalho.

Existem condições de sobra, o campus e' pequeno mas concentrado, respira-se desafio :-)

E a minha malta sozinha em Portugal, a aturar-me isto :-)

Perdi uma hora e meia a contornar Paris, sete horas e meia de uma viagem que podiam ter sido apenas seis. Fiquei cansado da viagem, ontem dormi pouco e mal.
E agora vou-me deitar.

PS - acho que trouxe roupa a mais: os armários não teem espaço para tanta tralha. Fica-me a duvida: o usa, usa, usa, ou são muito limpinhos e passam o Domingo a lavar, secar e passar roupa a ferro?.... O que acham? :-)